2005/04/12

CONVERSAS DE CAFÉ I

As minhas idas ao café, para a cafeína matutina, são verdadeiras pérolas de reflexão! As conversas cruzadas que nos apanham são, em geral, esmagadoras.

Hoje estava uma senhora que entoava um discurso demolidor sobre o Ensino em Portugal. Reclamava ela que a filha (teenager), tinha estado uma semana inteira sem pôr os pés nas aulas e que ninguém a alertou. Clamava ela: “Mas que raio de escolas e professores são estes que não são capazes de telefonar para os pais a alertar?!”. Acabou por saber devido ao seu “sexto sentido” (sic) e resolveu ir à escola falar com a Directora de Turma, que acabou por confirmar as faltas da filha.

Isto a mim soou-me a completa subversão de sistema! Então a filha falta e os professores é que pagam a factura?!

Um professor, em média, tem 6 turmas, que multiplicadas por 25 alunos (e estou a ser meiguinha!) dá um total de 150 miúdos de hormonas aos saltos. Ora a senhora só tem 1 filha! Quem é que tem a função de vigiar e acompanhar a piolha?! Aliás: não são os pais que têm de dar a educação? Cabe à escola formar, não educar. Tudo isto já me cheirava era a uma tremenda falta de comunicação entre pais e filha!

No meu tempo de estudante não fui nenhuma santa: entre idas ao Conselho Directivo, faltas de material, não realização dos TPC, uma ida para a rua, faltas colectivas de turma, faltas individuais minhas… a minha mãe lá ia a todas as reuniões e ouvia “mais do mesmo”: faladora, despistada, desatenta, bla bla bla… Mas a minha mãe sabia, eu assumia essa postura de rebeldia, chegava sempre ao final do 1º período em risco de chumbar por faltas, mas ela sabia. Ouvi ralhar ziliões de vezes, mas a minha escapatória eram as notas, que sempre me limpavam o cadastro.

Não interpretem mal as minhas palavras: adorei todos os anos em que estudei, gostava de ir às aulas e aprender, mas algumas aulas eram um sacrifício (como as de Latim de 12º - que horror!!!)! Hoje mantenho grandes amizades com ex-professores, todos eles foram pessoais especiais (até o de Latim! LOL).

O sistema de ensino está mal, isso é um dado adquirido. Mas creio que existe uma grande desresponsabilização dos pais nesse campo. As escolas existem para os filhos estarem e os pais poderem ficar mais descansados. Acho que se as escolas só fechassem à meia-noite, só a essa hora é que muitos miúdos iriam para casa.

E o problema é que esta questão é tipo “pescadinha de rabo na boca”…

5 Comentários:

Blogger ...dina disse...

Pois, Mascote... eis um dos rostos da globalização...

12/4/05 14:16  
Blogger Unknown disse...

Pois eu também concordo! E estou em sintonia total com o desabafo da boo.

12/4/05 17:09  
Anonymous Anónimo disse...

Assino em baixo.

12/4/05 23:04  
Blogger ...dina disse...

Boo: Eu não tenho a mínima dúvida de que os professores estão submetidos a um sistema decadente, sem eira nem beira, enquanto não ficam nos QZP's, anos a fio a percorrer o país, etc... E depois as responsabilidades são de quem?!

Na minha opinião os professores devem formar, não educar. A base tem que ser dada pela família.

13/4/05 13:02  
Blogger ...dina disse...

De notar que esta não é a minha área profissional, embora já tenha leccionado uns módulos relativos à minha área. Quando o fiz achei muito giro, mas porque foi novidade e consegui ter um auditório muito atento, devido à curiosidade.

Em tempos achei que poderia leccionar... acho que suspendi a licenciatura a tempo!

13/4/05 13:05  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial