2005/04/12

CONVERSAS DE CAFÉ I

As minhas idas ao café, para a cafeína matutina, são verdadeiras pérolas de reflexão! As conversas cruzadas que nos apanham são, em geral, esmagadoras.

Hoje estava uma senhora que entoava um discurso demolidor sobre o Ensino em Portugal. Reclamava ela que a filha (teenager), tinha estado uma semana inteira sem pôr os pés nas aulas e que ninguém a alertou. Clamava ela: “Mas que raio de escolas e professores são estes que não são capazes de telefonar para os pais a alertar?!”. Acabou por saber devido ao seu “sexto sentido” (sic) e resolveu ir à escola falar com a Directora de Turma, que acabou por confirmar as faltas da filha.

Isto a mim soou-me a completa subversão de sistema! Então a filha falta e os professores é que pagam a factura?!

Um professor, em média, tem 6 turmas, que multiplicadas por 25 alunos (e estou a ser meiguinha!) dá um total de 150 miúdos de hormonas aos saltos. Ora a senhora só tem 1 filha! Quem é que tem a função de vigiar e acompanhar a piolha?! Aliás: não são os pais que têm de dar a educação? Cabe à escola formar, não educar. Tudo isto já me cheirava era a uma tremenda falta de comunicação entre pais e filha!

No meu tempo de estudante não fui nenhuma santa: entre idas ao Conselho Directivo, faltas de material, não realização dos TPC, uma ida para a rua, faltas colectivas de turma, faltas individuais minhas… a minha mãe lá ia a todas as reuniões e ouvia “mais do mesmo”: faladora, despistada, desatenta, bla bla bla… Mas a minha mãe sabia, eu assumia essa postura de rebeldia, chegava sempre ao final do 1º período em risco de chumbar por faltas, mas ela sabia. Ouvi ralhar ziliões de vezes, mas a minha escapatória eram as notas, que sempre me limpavam o cadastro.

Não interpretem mal as minhas palavras: adorei todos os anos em que estudei, gostava de ir às aulas e aprender, mas algumas aulas eram um sacrifício (como as de Latim de 12º - que horror!!!)! Hoje mantenho grandes amizades com ex-professores, todos eles foram pessoais especiais (até o de Latim! LOL).

O sistema de ensino está mal, isso é um dado adquirido. Mas creio que existe uma grande desresponsabilização dos pais nesse campo. As escolas existem para os filhos estarem e os pais poderem ficar mais descansados. Acho que se as escolas só fechassem à meia-noite, só a essa hora é que muitos miúdos iriam para casa.

E o problema é que esta questão é tipo “pescadinha de rabo na boca”…

7 Comentários:

Blogger Mascote disse...

Concordo contigo. A educação dos miudos está, hoje em dia, nas mãos dos professores, uma vez que as escolas se tornaram autênticos depósitos de crianças. Os pais, hoje em dia muito mais ocupados do que no meu tempo, descartam-se de certas responsabilidades, achando que, desde que os miudos estejam alimentados, vestidos e que tenham as ultimas novidades em termos de entretenimento (playstations e afins), a parte deles está feita!

12/4/05 14:12  
Blogger Label This! disse...

Pois, Mascote... eis um dos rostos da globalização...

12/4/05 14:16  
Blogger Boo disse...

Como te entendo... :o(

E pior ainda, quando chamamos a atenção dos pais para todos estes aspectos e ainda nos respondem que o filho está na escola para que nós (professores) o eduquemos, com ar de quem limpa as mãos de algo que deveria ser da sua inteira responsabilidade... nós também contribuímos para a educação dos meninos, mas não o conseguimos fazer sózinhos... e estamos com eles (e mais 24) cerca de 3h por semana, enquanto que os pais deveríam estar, e até estão, muitas mais por dia...

E mais, quando chamamos a atenção de um menino porque foi mal educado ou disse algo que não devia ainda temos de ouvir o desaforo: "Eu respondo assim ao meu pai!!"... Pois comigo não fala assim... mas que mais querem que se faça?!...

Cada vez mais os professores são responsabilizados por tudo o que corre mal, quando nos tiram todos os poderes, condições materiais e competências para podermos desenvolver um bom trabalho... devem pensar que se conseguem milagres... enfim... mais parece um desabafo... bhaaa...

(acho que me "estiquei" no comentário... ainda o ponho no meu blog também...hehehe)

12/4/05 16:55  
Blogger Teca disse...

Pois eu também concordo! E estou em sintonia total com o desabafo da boo.

12/4/05 17:09  
Anonymous Estrunfina disse...

Assino em baixo.

12/4/05 23:04  
Blogger Label This! disse...

Boo: Eu não tenho a mínima dúvida de que os professores estão submetidos a um sistema decadente, sem eira nem beira, enquanto não ficam nos QZP's, anos a fio a percorrer o país, etc... E depois as responsabilidades são de quem?!

Na minha opinião os professores devem formar, não educar. A base tem que ser dada pela família.

13/4/05 13:02  
Blogger Label This! disse...

De notar que esta não é a minha área profissional, embora já tenha leccionado uns módulos relativos à minha área. Quando o fiz achei muito giro, mas porque foi novidade e consegui ter um auditório muito atento, devido à curiosidade.

Em tempos achei que poderia leccionar... acho que suspendi a licenciatura a tempo!

13/4/05 13:05  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial